Aprender a se querer

Eu tenho problemas com carência. Pensei em mil modos de começar a escrever esse texto, mas me pareceu que a melhor maneira seria começar ele admitindo que eu tenho problemas. Você é uma dessas pessoas que vive caçando relações a torto e a direita? Que fica se sentindo mal quando briga ou tem que dizer não pra qualquer um? Eu era assim. Tinha problemas pra dizer que não poderia sair, então marcava com a pessoa pra no dia arrumar uma desculpa, me humilhava em qualquer discussão pra não ficar mal com a pessoa, não sabia dar um fora, então enrolava a pessoa até ela cansar de mim, ou desaparecia.

Nem tenho que mencionar a quantidade de problemas que isso me causou, virei uma pessoa insegura, cheia de hábitos nocivos. Eu tinha medo de ficar sozinha, mas afinal, qual de nós não tem? Somos humanos, ansiamos por alguém que precise de nós, somos criados em uma cultura em que as relações são vistas como sinal de felicidade "é impossível ser feliz sozinho". Tudo que consumimos está subsidiado a ideia de amor que nos venderam, nossas músicas, livros e filmes. Queremos ter com alguém aquela afinidade perfeita e infinta quando isso não existe. Relações terminam, o amor acaba e amigos se distanciam, muitas vezes sem nenhum motivo específico.

A verdade é que somos carentes por não conseguir suprir necessidades internas sozinhos, queremos que alguém resolva nossos problemas emocionais, quando, ei! Quem tem que fazer isso somos nós mesmos. Pessoas carentes só sobrecarregam a si mesmas e qualquer um que tenha relação com elas, aprender a ficar sozinho é algo que todos devíamos saber. Admitir que existe um problema é sempre um bom final, mas se perdoar é onde, finalmente, a solução se inicia, perdoar a si mesmo e aprender a se amar mesmo nos momentos ruins, olhar no espelho e saber que aquela pessoa ali vai estar com você pelo resto da sua vida é um ato de cuidado e maturidade. Aprender a aproveitar o tempo que se tem consigo mesmo é um dos passos mais importantes pra dar o fora da necessidade constante de companhia alheia, aprender a se fazer feliz é essencial na busca pela auto realização.

Se perdoe. Se ame. Se busque. Se queira mais.

0 comentários:

Postar um comentário