Interpretação: Fake Plastic Trees - Radiohead

Andei fuçando o 'youtube' essa semana e vim postar sobre a música da semana mais uma vez, a música da vez é 'Fake Plastic Trees' eu adoro ler sobre interpretações das letras de músicas que eu ouço, não pra buscar um significado porque eu acredito que cada um interpreta da sua maneira, mas pra ver como cada pessoa ouviu aquilo de um modo diferente, então resolvi fazer isso com uma das minhas músicas favoritas. 

Provavelmente a maioria dos brasileiros foi apresentado a banda com a propaganda da APAE que trazia o 'single' como trilha sonora, Fake Plastic Trees, além da melodia ser tocante, a letra pra quem lia a 'olho nu' não tinha lá muito sentido, Thom abusa das metáforas na música e em várias entrevistas nem ele mesmo soube explicar bem o significado da letra. Acredito que a música trata um pouco do consumismo sim, como alguns bloggers já citaram, mas eu entendi de um modo diferente e acredito que a letra vá mais a fundo. Penso que a letra trata da falsidade e sobre viver de aparência, sobre um mundo superficial em que tudo parece ser feito de plástico.

Her green plastic watering can
For her fake Chinese rubber plantIn the fake plastic earth
That she bought from a rubber man
In a town full of rubber plans
To get rid of itself

No começo da melodia, Thom começa o enrendo falando de uma mulher que vive em uma cidade de 'borracha' com pessoas de 'borracha' e diz que ela está tentando se livrar de si mesma. Eu interpretei desde esse começo que se trata de uma pessoa que está vivendo em um mundo falso, um mundo em que ela acha que é mais fácil de se viver com pessoas artificias e que ela está tentando se livrar da sua real identidade além de isso a desgatar 'It wears her out'.

She lives with a broken man
A cracked polystyrene man
Who just crumbles and burns
He used to do surgery
For girls in the eighties
But gravity always wins

Então ele começa a narrar sobre o homem que vive com a garota, a quem ele chama de 'broken man' e que ele é um homem de polistireno (um tipo de plástico) e que ele mesmo se queima e se destrói, que ele costumava fazer cirurgias em garotas nos anos 80, mas a gravidade sempre vence e isso o desgasta.

Quando ele começou a dizer sobre um homem que se desgasta, sinceramente, me veio a imagem de um homem de 40 anos com um cigarro na mão e olheiras até o nariz, quando ele diz se 'queima e destrói' talvez seja realmente isso, um cara que se afunda em drogas e bebida e não se sente mais útil de qualquer maneira que só relembra o passado. Mas a gravidade sempre vence e as cirurgias que ele fazia nas garotas não adianta nada, aliás - a gravidade sempre vence - e elas envelheceram e a velhice chegou, o homem não é mais útil e isso o desgasta, mas quem disse que alguém precisa saber disso? aliás, ele é um homem de plástico.

She looks like the real thing
She tastes like the real thing
My fake plastic love
But I can't help the feeling
I could blow through the ceiling
If I just turn and run
It wears me out

Essa é minha parte favorita da música, acredito que ele volta a falar da mesma mulher, ele começa a falar que ela parece real, ela até tem o gosto de algo real, mas ela é - my fake plastic love - de plástico como o resto das pessoas, porém, ele saber que ela é falsa, superficial, não faz ele parar de sentir o que sente por ela, que se ele tentasse - could blow - poderia explodir e isso o desgasta. O desgasta gostar de uma pessoa tão superficial, o desgasta não conseguir parar de gostar dela.

If I could be who you wanted
If I could be who you wanted all the time
Essa foi minha análise da letra, se alguém tiver mais alguma sugestão de música pra eu interpretar, só mandar!

5 comentários:

  1. bom você trouxe pontos importantes que eu tinha observado também, uma ótima analise e ao meu ponto de vista é igual ao teu não tem haver com o mundo capitalista por ter produtos na letra da musica, mas dos sentimentos, da falsidade, do amor não correspondido e do existencialismo...

    ResponderExcluir
  2. Recomendo a profundidade superficial da música Cavalier de James Vincent Mcmorrow.

    ResponderExcluir
  3. Recomendo algumas músicas nacionais para análise, todas de uma ótima compositora, Marina Lima. As canções são: Acontecimentos; Não sei dançar; Grávida (Muito boa para a análise, até pela complexidade e nuances que possui).

    ResponderExcluir
  4. Gostei da sua análise e faz sentido pra mim também! Mas o mais louco, é que em uma entrevista Yorke disse que não era nada disso, quando ele escreveu estava bebado, e juntou umas frases e depois riu do resultado final (oi?), nao foi consciente... Em outra, ele diz que tem a ver com um terreno baldio de um lance que não deu certo e onde deixaram várias arvores de plástico. Enfim... Um dos caras da banda, dá o crédito do sucesso da música ao produtor (olha a importancia dessa figura), fizeram umas mudanças no estilo da música, testaram, e no final um dos caras caiu em lágrimas. E esse foi o sinal, então usaram aquela versão acustica para gravar.

    ResponderExcluir